segunda-feira, 6 de junho de 2011

Senhores do Regresso

Por Adelson Vidal Alves


Os mesmos que ano passado patrocinaram uma campanha difamatória, deseducadora e mentirosa contra a discriminalização do aborto, são os que hoje se opõem radicalmente a leis e programas de combate a homofobia.
O reacionário pastor Silas Malafaia, que virou a casaca nas eleições do ano passado a favor de Serra e hoje vem com pires na mão cobrando carguinhos no governo Dilma, liderou um protesto com milhares de pessoas contra o PL 122, que se aprovado irá criminalizar a homofobia. Malafaia e seus seguidores bitolados alegam que a lei irá incentivar censura a liberdade de expressão.
É bom ressaltar que não são apenas protestantes como Malafaia que criticam o projeto, a alta cúpula da igreja católica faz jus a sua historia de atraso e também se posiciona contra o projeto. Em comum o fato de ignorarem a hermenêutica e a exegese e interpretarem a bíblia literalmente sem considerar as imensas diferenças culturais do contexto de sua produção e os dias atuais. Seria impossível dentro de um ambiente extremamente religioso e machista alguém defender abertamente a defesa dos homossexuais. Mas se Malafaia e seus confrades tivessem um mínimo de sensibilidade quanto aos evangelhos iriam perceber a cumplicidade de Jesus para com os excluídos de seu tempo. O que a religião oficial discriminou e rejeitou, Jesus acolheu, coisa que pastores, padres e bispos não fazem nos nossos dias.
O Brasil é campeão mundial em homocidios cometidos contra gays, sem entretanto dotar de uma mínima estrutura jurídica que trate destas questões. A PL 122 seria um enorme avanço para os direitos humanos de nosso país, um exemplo para todo mundo. É preciso ser muito ignorante, alienado e preconceituoso para não entender isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário