quinta-feira, 16 de junho de 2011

PSOL

Por Adelson Vidal Alves


     
       O Psol de Volta Redonda realizará  neste fim de semana, na Câmara Municipal de Vereadores, um ciclo de debates sobre a situação do partido. Na sexta-feira, dia 17 de Junho, estará presente o Deputado federal Chico Alencar.
       O Partido Socialismo e Liberdade nasceu de uma cisão do PT, que ao chegar ao governo central do país abandonou suas bandeiras históricas e implementou uma governança prioritariamente conservadora e em aliança com as classes dominantes do país. O Psol é assim uma reaglutinação dos segmentos progressistas e revolucionários que se desiludiram com os rumos do antigo partido e resolveram reviver a luta a partir de uma nova experiência.
       Há riscos inevitaveis ao tentar refundar uma esperança em um contexto completamente desfavoravel. Ao contrário do momento da fundação do partido dos trabalhadores, onde havia certa unidade da esquerda com ascenso das lutas sociais e participação efetiva de setores ativos das classes não proprietárias, o momento que ora se configura é de refluxo, que se agrava com o clima de encantamento e esvaziamento da luta de classes, patrocinada por práticas transformistas do governo federal e pela cooptação brutal de inteiros segmentos das classes subalternas. Pesa ainda a construção partidária feita por cima, com protagonismo de parlamentares e personalidades, sendo ainda pressionada pela agenda eleitoral.
       Desta forma é imprescindivel que encontros como o que será realizado esta semana debatam a fundo as contradições de todo este processo, ir fundo na autocrítica, reavaliar sectarismos e principalmente incentivar uma democracia interna centrada na pluralidade de idéias e na participação das bases. Erraria feio caso fortalecesse em seu interior praticas cupulistas, personalistas e vanguardistas. Não se pode pensar um partido socialista para nossos tempos sem se considerar a construção de consensos revolucionários que possam nascer do próprio seio partidário.
        O debate do Psol não interessa apenas a seus filiados, interessa todos que de alguma forma acreditam e lutam pela construção de um socialismo em perfeita harmonia com a ordem democrática.           


Nenhum comentário:

Postar um comentário