quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O que é ser esquerda nos dias de hoje?

Por Adelson Vidal Alves

Há quem trate como anacrônica a existência da dicotomia esquerda/direita nos dias de hoje. Argumentam que a mistura de valores e programas foi tão grande que já não conseguimos separar onde começa uma e termina a outra. Se é verdade que muitos partidos e movimentos de esquerda foram cooptados pelas tentações do status quo, é também verdade que é perfeitamente possível delimitar, ainda hoje, os pontos que norteiam uma e outra.

De início, devemos entender que a existência de uma esquerda presume a existência de uma direita e de um centro, pelo qual seria estranho falar dela. Ainda que se transformando em meio as conjunturas que se movem, a esquerda guarda alguns comportamentos históricos para sua definição. São eles:

1)      Defender o bem estar coletivo acima do individual.

2)     Tratar a desigualdade social como fruto de relações sociais injustas.

3)     No campo da moral, se abrir para valores que respeitem a autonomia do indivíduo nas questões relacionadas à sua vida íntima.

4)     Optar pela cooperação em relação à competição.

5)     Defender um Estado que corrija as injustiças e favoreça um ambiente de fraternidade.

Tais pontos se estendem no mundo atual diante das demandas que ora se apresentam. Frente a uma hegemonia global unipolar, com centro nos EUA, a esquerda deve propor a construção de um mundo multipolar, que resolva suas grandes questões pelo diálogo e a negociação, rechaçando, sempre que necessário, a guerra.

Uma esquerda para nossos dias tem a obrigação de incorporar a problemática ambiental as suas preocupações programáticas. Deve combater o racismo, o machismo e a homofobia, ainda presentes em vários setores organizados da sociedade. Deve assumir o lado dos imigrantes, que sofrem leis preconceituosas e opressoras das nações desenvolvidas, que sob a pressão xenófoba, preferem culpar estes por seus problemas econômicos ao invés do próprio sistema a que aderiram.

Deve, ainda, tomar a democracia como valor universal. Inegociável, mesmo que sob perspectivas revolucionárias. A esquerda de nossos dias deve ser democrática, respeitosa com a Constituição e convencida de que assaltos ao Estado já não fazem sentido. O caminho para as mudanças deve ser sempre a democracia política e o Estado de direito, através de reformas. Isto é, a esquerda de nossos dias deve ser democrática e reformista.

Historicamente a esquerda sempre atendeu por um projeto radical de sociedade. Nos séculos XIX e XX, esquerda e socialismo foram considerados sinônimos. No século XXI a esquerda é mais diversificada, e deve, por obrigação metódica, deixar de ser dogmática.

Defender a construção de um mundo socialista não pode ser o único caminho. Podemos muito bem reorganizar a estratégia desta nova esquerda sem apresentar um projeto final. Podemos e devemos nos abrir para propostas e possibilidades. O nome que daremos ao mundo que sonhamos é o que menos importa para a esquerda neste momento.

5 comentários:

  1. gostei , mas concordo em partes, quanto o estado ser democrático e reformista, ai, discordo, pois isso ja se apresenta hoje em alguns governos capitalistas, isso desde o período da social democracia alemã

    ResponderExcluir
  2. Não há anacronismo nenhum e nem mistura de valor o que existe é um desinteresse do povo diante da imoralidade que a politica de esquerda apresenta baseando-se nos conceitos de Trotsky onde mentir e enganar em prol do partido comunista é algo considerado moral, o brasileiro historicamente não consegue conviver com esse tipo de dicotomia de caráter. Exemplo do PT e dos mensaleiros o PT critica o roubo, mas quando é um petista eles dizem que o cara é um revolucionário e não um bandido comum. O que existe no Brasil é uma esquerda escondida nos valores da direita.

    Não, não devemos presumir nada, o que devemos é ter provas, buscar subsídios para qualquer afirmação que façamos, não é por existir ideologicamente e partidariamente apenas a esquerda no Brasil que obrigatoriamente exista uma Direita. E o principal, não devemos confundir Direita com Militarismo.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao comportamento militante onde
    Se ler ( Defender o bem estar coletivo acima do individual.) Entenda expropriação por meio do estado sem direitos a indenização e distribuição das riquezas entre o povo, ficando os membros do partido do estado com a maior porção dos bens usurpados de forma geralmente violenta. Vide países da Europa ocidental e China, mais de 100 milhões de mortos.
    Se ler ( Tratar a desigualdade social como fruto de relações sociais injustas.) Entenda utopia de querer tratar pessoas diferentes com inteligência diferente com capacidade de trabalho e produção diferente como iguais, o resultado disso é a falência do estado ( Rússia falida e os chefes dos partidos milionários, o povo passando fome, China está deixando o socialismo e passando ao capitalismo e posteriormente abandonando o comunismo passando a uma democracia.
    Onde ler (No campo da moral, se abrir para valores que respeitem a autonomia do indivíduo nas questões relacionadas à sua vida íntima.) Mentira pura o individuo no socialismo, comunismo, nazismo ou qualquer ideologia socialista absolutista como Venezuela e Cuba o individuo não tem valor, os únicos valores são os medalhões do partido e o estado, sendo o grupo mais importante do que o individuo.
    Exemplo: Se uma mulher é estuprada em um regime de esquerda possivelmente a denuncia dela nem vai a frente, pois é um crime difícil de se provar e ao contrario do que se prega na teoria, na pratica o socialismo ( esquerdismo) é patriarcal, absolutista e machista, o estupro de uma mulher ser resolvido pode trazer dissidências e não é bem visto, veja lista de crimes de estupros resolvidos de países de regime de esquerda.


    Onde Ler ( Optar pela cooperação em relação à competição.) Na teoria é lindo na pratica não funciona, cite um regime de esquerda que durou mais de 50 anos e que tenha aplicado isso sem escravizar seu povo, ou que não tenha feito seu povo morrer de fome ou que não tenha falido e eu irei atacar o argumento, Não o ataco por falta de qualquer prova que isso dê certo. É outra das pegadinhas que Trotsky prega. Criar um mundo aparentemente melhor sem explicar como sustenta-lo.

    Onde ler ( Defender um Estado que corrija as injustiças e favoreça um ambiente de fraternidade.) Outra mentira do socialismo, geralmente o estado vive para se defender e para sabotar e perseguir sobpostas insurgências, na pratica pelotões de fuzilamento, prisões arbitrarias sem julgamentos, e muita tortura, vide Cuba.

    ResponderExcluir
  4. Quanto aos pontos contra os EUA quando tiver um mérito falaremos dele.

    Outra pegadinha baseada na ideia de Trotsky é a absorção de movimentos populares em países que não tenham um governo socialista, como o gayzismo, feminismo, ambientalismo, etc a mentira está a olhos vistos veja se Venezuela, Cuba, China, Rússia e Coreia estão preocupadas com o meio ambiente ou com o feminismo por exemplo, mentira surdida para enganar trouxas desavisados.
    O Racismo é outra mentira do socialismo, procure nos países socialistas onde está a casta dos negros e verão que não há lugar para o negro em um socialismo real apenas nas ideias Marxistas até conseguirem o poder, e aplica-se o mesmo principio de absorção dos movimentos sociais pregados por Leon Trotsky. É só ler Karl Marx, Leon Trotsky, Misses, Pondé, Olavo de Carvalho, o livro Década perdida (Dez anos de PT) Marco Antonio Villa e Assassinato de Reputações do delegado Romeu Tuma Jr. Secretario de segurança do Governo Lula e vai entender a sordidez do que seja a esquerda e o socialismo, ou comunismo, ou nazismo ou Chavismo Bolivariano é tudo a mesma droga.
    Imigrantes : Uma coisa é turista outra imigrantes, tente entrar em um pais comunista como imigrante e vai ver o que é ser perseguido, busque na internet e vai encontrar, caso não leia a história de uma lutadora chamada Duda Yankovich, ela vai relatar bem como isso funciona ou pegue um vídeo do Yury Grecco de nome Direita Esquerda e veja o que amigos de classe dele revelam sobre o comunismo ( esquerdismo)

    ResponderExcluir
  5. A pior e a maior mentira da ESQUERDA é a tal da democracia, eu poderia entrar nos fundamentos do esquerdismo onde o coletivo e o estado, em ondem inversa são as coisas mais importantes, então como haverá democracia em um ambiente que não permite ao individuo ser autônomo, pensar por si só e não tolera oposição essa é punida com morte, então entendam é mentirosa toda afirmação de que exista um regime essencialmente de esquerda e que seja democrático, é como dois corpos ocuparem o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo na mesma dimensão, ou seja impossível.


    Uma constituição de esquerda? Faça-me rir se o estado é o partido e o partido é o estado a constituição existe para os turistas e não para os cidadãos esse são julgados de acordo com sua origem, se for de esquerda nunca será condenado, a menos que esteja na Coreia comunista onde o sobrinho matou o tio. Caso contrario esqueça constituição, mentira deslavada e que não tem comprovação.

    Estado democrático de direito, me responda quem da esquerda respeita o estado democrático de direito?
    Chamar as prisões do mensalão de prisões baseadas em perseguições politicas é respeita-lo? O Partido apoiar os bandidos condenados é respeita-lo? Incitar militantes contra o STF é respeitar o estado democrático de direito? Um esquerdista, comunista, nazista, socialista enfim só respeita o partido ou o ditador, mais ninguém.

    O Resto do texto eu li, mas acho que seja só proselitismo ideológico então não há necessidade de respostas ou refutações.

    ResponderExcluir