segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

JORNADAS DE JUNHO 2014

Por Adelson Vidal Alves

Junho de 2013: milhões de pessoas se lançam às ruas de todo o Brasil para exigir melhores serviços, questionar os poderes constituídos e colocar em cheque os órgãos de mediação política. Foram tempos de intensa participação popular, que não se via desde as Diretas.

Meses depois, pouco das reivindicações foram atendidas. Os serviços continuam deficientes, os poderes corrompidos e a mediação política em crise. O legado de Junho sequer conseguiu fazer a opinião pública manter guarda nas questões que envolvem ao país, pelo contrário, direta ou indiretamente, fez surgir um estranho jeito de manifestação, vestido de preto, de rostos cobertos e com a fúria direcionada ao patrimônio público, a imprensa e a propriedade privada.

Não triunfou o aperfeiçoamento democrático, nem fez surgir novas opções de representação. Até mesmo a presidenta Dilma, atingida em cheio em sua popularidade, conseguiu se recuperar, ainda que distante de voltar a ser o consenso que era antes de Junho.

O fato é que as manifestações de 2013 tem tudo para voltarem em 2014. Afinal, não houve respostas suficientes do poder público.

A Copa do Mundo nos colocará em evidência global. Seremos julgados não só pelo nosso futebol, mas também pela capacidade de organizar uma competição desta largura. Ótima oportunidade para se mostrar ao mundo nossa força de mobilização, e denunciar aos quatro cantos o quanto ainda penamos problemas históricos. Nem mesmo os 10 anos de governos de um partido tradicional da esquerda nos fez superar a maior de nossas vergonhas: a desigualdade social.

2014, ainda, é ano de eleições. O bloco do poder retomou suas forças, a oposição foi incapaz de se apresentar como alternativa. Mas o espírito que tomará as ruas é o de renovação, momento pelo qual poderemos renovar nossa democracia, apresentar novidades e deixar para trás o atraso da velha política.

Enfim, o novo ano que se aproxima apronta um cenário de mudança. O povo brasileiro quer isso, o Brasil precisa disso, motivos pelo qual as Jornadas de Junho voltarão com mais força em 2014. Estejamos atentos e prontos para participar ativamente de um novo tempo para nossa nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário