segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Marina, você me representa

Por Adelson Vidal Alves

Marina Silva, seu nome é um dos mais comentados para este ano de 2014. Não era para menos. Você se tornou uma das maiores lideranças políticas do país. Carrega um capital de 20 milhões de votos, o carisma de uma mulher que se alfabetizou tardiamente e ainda sim conquistou um suado diploma universitário. Que liderou a luta de setores excluídos da sociedade, que batalhou e ainda batalha pelo meio ambiente, que investida de cargo público, sempre honrou seus compromissos com as populações mais sofridas. A frente do Ministério do Meio ambiente foi voz solitária dentro do governo Lula, que sempre preferiu o desenvolvimentismo irresponsável a uma agenda ambiental sustentável. Foi graças a você que o ritmo de desmatamento na Amazônia caiu 57%.  Mas um governo que se cerca de latifundiários, ruralistas e empreiteiros, não poderia suportá-la por muito tempo.

Marina, você foi corajosa ao tomar para si a responsabilidade de organizar um novo polo político, com ênfase na atualização da política e na sustentabilidade. A burocracia eleitoral, no entanto, ceifou o nascimento da #rede para estas eleições. A morosidade da Justiça no país impediu que a senhora representasse, ainda neste ano, milhões de pessoas que se identificam com a proposta de uma nova forma de fazer política.

Ainda sim, é possível que seu nome apareça nas urnas deste pleito, ao lado de Eduardo Campos, herdeiro de uma tradição democrática do socialismo. Por conta disso, és odiada. Sofrerás calúnias das mais covardes, articulada por quem teme sua história decente entre os círculos eleitorais. São os que governam o país há mais de uma década sem tocar no maior escândalo social de nossa história: a desigualdade.

O partido hegemônico aprontará sua militância contra ti. Sabemos que não se intimidará. Quem enfrentou capangas assassinos  em sua luta a favor dos menores, não temerá um partido que protege bandido e bolsifica a miséria para fins eleitorais.

Marina, o que esperamos de ti é a responsabilidade para com aqueles que têm em você um último suspiro de esperança por um Brasil melhor. Por isso, te afaste dos banqueiros inescrupulosos, dos ideólogos do livre mercado, dos oportunistas eleitoreiros. Tome em suas mãos um projeto de país, que nos amplie a soberania, que retire verdadeiramente os miseráveis para uma vida mais cidadã, que garanta a sobrevivência do planeta.

Esperamos de ti fidelidade a sua própria história. Coragem e coerência para enfrentar as adversidades. Em troca, lhe daremos o apoio que precisas para enfrentar quem há tantos anos trata nosso país como um quintal de orgia especulativa.

Marina, você me representa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário