sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

“Netofobia” faz mal ao cérebro

Por Adelson Vidal Alves


A Netofobia é uma doença fatal para o cérebro. Quem a contrai, raramente mantém intacto o funcionamento normal de seus neurônios. Produz desequilíbrio, cegueira e fanatismo político. Seus principais sintomas são: ódio ao prefeito Neto e a tudo que ele representa. Uso excessivo de bordões prontos e previsíveis, calúnia e difamação a quem consideram simples "puxa-sacos" do prefeito.

Como indiretas não fazem meu tipo, cito quem talvez seja o maior netofóbico da cidade de Volta Redonda: o blogueiro Sérgio Boechat.

Desatento aos seus claros sintomas, caí na besteira de tentar propor um diálogo crítico com um dos seus artigos, onde o mesmo convocou os eleitores a boicotarem aliados de Neto nas eleições de 2014, em nome da "moral, da transparência e da justiça". Como já alertava o diagnóstico da doença, recebi em troca uma lista de insultos, desqualificações e dois textos com linguagem rasa e rotuladora. Em um deles mereci as taxações de fisiológico, vendido, conformista e acomodado.

Não responderei na mesma altura. Não tenho a relação oposição x governo como sendo uma guerra fratricida entre inimigos mortais, mas sim lugares comuns de onde se estabelece uma genuína democracia. No artigo em que escrevi ( Para ler acesse: http://www.democracialuta.blogspot.com.br/2014/01/oposicionismo-vazio-sobre-o-artigo-de.html) não quis polarizar com suas opiniões sobre o governo municipal, quis problematizar sua decisão de querer “varrer” da cidade o atual bloco no poder, como se isso fosse possível. Mas como bom netofóbico que é, Boechat logo tomou minhas críticas como sendo uma defesa incondicional de Neto.

Por várias vezes estabeleci conversas sadias com Sérgio, absorvendo, inclusive, muitas de suas críticas. Sempre o tomei como um oposicionista sério, ainda que com excessos. Entristece-me saber que o desenvolvimento da netofobia o tenha castigado com profunda miopia política, a ponto de disparar fogo letal contra àqueles a quem ingenuamente lhe propõe um debate. Entristece-me saber que faz este, coro com as oposições fisiológicos do município, anencéfalas por natureza e politicamente carentes de projetos.

O discurso de Boechat só faz por reduzir a política de VR a uma disputa cega pelo poder. Pois de denuncismos vazios não nascem novas alternativas, antes desembocam em confrontos violentos e rasteiros. Quem se lembra de 2012 sabe do que estou falando. Sérgio Boechat só contribui com esta cultura. Ajuda a desprover a cidade do aço de novos recomeços. Definitivamente, é uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário