terça-feira, 27 de agosto de 2013

Onde estão os democratas?



Por Adelson Vidal Alves



 Jorge de Oliveira, o Zoinho, poderá assumir prefeitura mesmo tendo sido rejeitado pela ampla maioria dos votos populares


Onde estão os democratas quando uma cidade inteira padece os imbróglios jurídicos criados por 5 almas distantes do chão de Volta Redonda, envolvidos em capas pretas divinizadas no mais autoritário dos três poderes? Onde estão os democratas quando muitos assistem felizes a possível posse ao executivo de quem foi rejeitado nas urnas pela maioria da população? Onde estão os democratas para cobrar a soberania popular na decisão de escolha de seus governos?

Eles deveriam estar na linha de frente de defesa da Constituição, da instituição de poderes pela via popular, contra qualquer tipo de manobra que fere a estabilidade institucional de uma cidade.  Deveriam deixar as opções pessoais de lado, tomar posição pelas regras do jogo, e apostar na política como construção de vontades coletivas. Se por acaso se calam, sobe o volume fisiológico de setores de nossa sociedade, atiça espíritos golpistas, esparramando entre nós a desgraça do autoritarismo. Constitui-se entre nós um imaginário de que os debates políticos podem simplesmente serem dissolvidos pela vontade imperial de uma divina corte.

Volta Redonda corre o sério risco de repetir uma das mais raras e bizarras reestruturações administrativas. Como na cidade do aço, o estado do Maranhão teve troca de seus gestores sem permissão popular. A Justiça Eleitoral deu poderes imediatos a segunda colocada, Roseana Sarney, logo após de cassar o mandato de Jackson Lago no ano de 2009. Por aqui se repete a esquizofrenia de um estado historicamente contaminado pela cultura oligárquica, porém com um agravante, enquanto lá se passaram mais da metade do mandato do governador cassado, por aqui se passaram pouco mais da metade do primeiro ano de governo. Pelo código eleitoral, em seu artigo 224, a decisão de nosso Tribunal Regional goza de total desapoio.

Algo, porém, deveria preocupar de forma ainda mais grave os democratas. Junto as Champagnes que se estouram em meio à decisão do TRE, freqüentam não só ingênuos netofóbicos, desinformados das perspectivas de futuro, ou altos influentes do círculo que envolve o possível novo prefeito. Também passeia, ainda que fora das áreas VIPs, parte de uma esquerda autodeclarada rebelde, daquelas que pulam catracas e ocupam parlamentos, e criticam instituições por serem estas tão somente “burguesas”. Isoladas em suas seitas sindicais, preferem obter suas conquistas cancelando a democracia. O espírito desta esquerda foi responsável pela fragilização democrática do país no início da década de 60. Neste período, forçaram tensões com o governo de João Goulart, e ao invés de socialismo, o Brasil passou anos de uma longa ditadura dos quartéis.

Sempre que o povo perde protagonismo nas decisões de um país, acende-se o sinal amarelo para os democratas. Em Volta Redonda, estes parecem cada vez mais distantes do jogo político. E caso seu silêncio persista, será de responsabilidade total pelo definhamento democrático de nossa cidade.

Enquanto parcela da sociedade assiste a derrubada de um governo com grande alegria, retrocedemos em nossa cultura política para um ambiente que pensávamos ter ficado para atrás após resistirmos com tanta energia varias intervenções autoritárias (a greve de 1988 por exemplo). Infelizmente, a nova geração cresceu sem as devidas referências democráticas, e a culpa é de todos nós, pelo menos aqueles que elegeram a democracia como palco de resolução dos problemas da vida em sociedade, isto é, os democratas.

6 comentários:

  1. Engraçado Adelson quando o Supremo condena o MENSALÃO, ele está correto e qualquer questionamento a decisão (que te agrada) é uma a fronta as instituições democrática Brasileiras, agora quando é o NETO que perde na justiça o judiciário se torna os homens "envolvidos em capas pretas divinizadas no mais autoritário dos três poderes"? Sua desosnestidade intelectual é BIZONHA Adelson, assuma de vez o papel de articulista do governo Neto, assuma que é cargo comissionado e não tente manter esse "distanciamento" sobre o fato que nós já sabemos: A SUA OPNIÃO ESTÁ COMPROMETIDA com o NETO e não com a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Mandou muito bem Adelson..... Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda perco meu tempo lendo suas ... (como classificar o que você escreve?). Perderam! Perderam! Perderam! E quem ganhou foi DEMOCRACIA, a verdadeira, firme e justa DEMOCRACIA. O que você não diz aí em suas crendices é que democracia não se coaduna com abuso de poder político. Viva a Democracia, abaixo o abuso, desmando e corrupção política!

    ResponderExcluir
  4. A questão é que as leis do sistema eleitoral foram buladas, assim é de forma democrata e constitucional sim que Neto seja penalizado, sua política se desaba neste detalhe de maneira judicial (cartão vermelho para ele) ,agora o povo seria priorizado se houvesse uma consulta sobre quem ocupará o cargo e isso infelizmente não ocorre.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Agora sim a justiça está cumprindo papel democrático. Justiça tem de ser pra todos, isso é democracia sim, senhor ! Eu não posso isso ou aquilo se não sou multado, convocado em juizo, o sindicato tem de respeitar ritos, empresas ou nós temos que pagar impostos/taxas, senão há consequencias ... enfim todos são atingidos pela "justiça". Este senhor, Nero, ops...quis dizer Neto, sempre agiu com desdem e se esquivava das decisões judiciais até chegar a petulância atual, ele foi se criando e realmente achou q a justiça era só para os subalternos, nunca para os imperadores.

    ResponderExcluir