domingo, 24 de julho de 2011

Desenvolvimento Econômico

Por Adelson Vidal Alves

         

          O termo "desenvolvimento econômico" é um dos mais utilizados por governantes e postulantes para tal, na maioria das vezes mal usado, seja por demagogia ou por puro desconhecimento mesmo. Um país. estado ou cidade economicamente desenvolvidos não signfica que sejam socialmente justos. Durante o governo militar o  Brasil ocupou o 8º lugar na economia mundial, ao mesmo tempo que esbanjava miséria e desigualdade. O desenvolvimento econômico só tem razão de ser na medida em que esteja alinhado com várias questões, cito duas delas. A questão social e a questão ambiental.
          A primeira tem a ver com um modelo de desenvolvimento centrado no ser humano e não no capital. Para isso se faz urgente a ação do poder público em regulamentações e reformas de Estado que submetam o econômico ao social. Precisamos de uma reforma tributária que desonere os setores produtivos de pequeno e médio porte, os principais geradores de emprego no país. Precisamos de uma reforma politica que coloque os empresários como agentes privados que são, e não publicos. Através de doações de campanha  conseguem eles pautar a vida politica da nação. Há uma PEC circulando no Congresso Nacional que reduz a jordada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, a choradeira empresarial seria pelo fato de que a maioria das empresas quebraria. Mentira! O economista e presidente do IPEA Marcio Pochman recentemente demontrou que os brasileiros poderiam ter uma jornada de trabalho de 5 horas por dia e ainda sim manteriamos forte nossa cadeia de produção, haja vista o desenvolvimento de nossas forças produtivas, bastaria contudo diminuir os lucros do capital, coisa inimaginavel para qualquer capitalista.
         Os trabalhadores precisam se organizar e lutar pela diminuição na jornada de trabalho, na Europa os sindicatos diziam "trabalhar menos para que todos trabalhem", mas por aqui em Volta Redonda um certo líder sindical chegou recentemente a retirar da pauta da campanha salarial o  aumento real dos operários, preocupado que estava com a competitividade das empresas.
        É dever do poder público ser rigoroso com os empresários, se recebem eles renuncias fiscais, devem devolver a sociedade em forma de empregos de qualidade e condições de trabalho. Há governos contudo que sacrificam os cofres públicos e junto com ele os trabalhadores, feitos de servidores da acumulação capitalista.
         A questão ambiental também é seríssima. A voracidade consumista de nossos tempos agrediu de tal forma a natureza que parte dela já não logrará recuperação, mesmo assim, o Deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) relatou um novo código florestal que desprotege ainda mais nossas florestas frente a ganância ruralista, além disso o governo petista liberou a plantação de transgênicos, a construção do "Belo Monstro" e a transposição do Rio São Francisco. Projetos do agronegócio contra a sustentabilidade.
         O Brasil avançou em suas forças produtivas, nunca estivemos em melhores condições de se firmar uma politica de pleno emprego. Mas porque  ainda falta postos de trabalho para nossa juventude? Porque há mais de 8 milhões de familia em situação de extrema pobreza? Porque o deficit de educação, Saude, transporte? Porque tantos brasileiros abandonados a própria sorte? Com a palavra a sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário