segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Sondagem Popular do MEP

Por Adelson Vidal Alves

            

           Meu querido amigo Zezinho me convidou para fazer uma análise da sondagem popular realizada pelo MEP entre os dias 1 e 7 de Setembro. Reconheço que me faltam credenciais científicas para uma análise estatística mais profunda, e certamente entre os quadros do MEP existem gente de capacidade ainda maior que a minha não só para avaliar como chegar em conclusões mais consistentes na verificação dos dados.
           Desta forma fico bem a vontade para analisar os números de forma a apresentar resultados que a meu ver estão aberto a questionamentos de todos.
           Os números (reproduzidos logo abaixo) trazem curiosidades substanciais que deveriam colocar os postulantes a cargos públicos de olhos atentos. Logo no inicio da pesquisa há um clamor grandioso por ética na política. 57 % dos entrevistados colocam como fator primordial de voto a ficha limpa. Há também um número significativo de entrevistados que cobrarão dos candidatos apresentação de discussão de projetos políticos.
           Ainda segundo a pesquisa, os voltaredondenses colocam a saúde como temática mais urgente em nossa cidade (23%). Ela chega a estar a frente na questão do emprego, um dos maiores clamores populares do país. Chama atenção a alta preocupação com questão da segurança pública e o respeito aos direitos humanos (18%), o que demonstra uma expectativa dos entrevistados em relação a politicas públicas que valorizem a vida e o ser humano.
           Sem surpreender muito está a rejeição do público ao trabalho do poder legislativo. 88% não acham necessário o aumento de cadeiras para a próxima legislatura, o que demonstra uma reprovação visivel do povo de nossa cidade ao trabalho de nossos parlamentares. Fecha-se os números com o também já esperado anseio dos consultados quanto a políticas de cunho ambiental, apontado como um dos fatores de degradação da saude humana.
           Um consenso gira em torno desta sondagem. A população de nossa cidade parece desenvolver uma certa dimensão critica em relação a prática da politica e ensaia cobranças mais fortes quanto a temáticas que deverão ser colocadas em pauta urgentemente pelos agentes políticos de Volta Redonda. Seja como for, esta pesquisa é um valoroso ponta pé para a construção de espaços maiores de debates em nossa cidade. Parabéns MEP !!



PROJETO ‘PENSA VR’ – SONDAGEM POPULAR

O MEP realizzou entre os dias 1 e 7 de setembro de 2011, uma Sondagem Popular sobre questões sócio-políticas ligadas ao meio ambiente e saúde em Volta Redonda. É a 11º edição relacionada ao tema. A metodologia utilizada foi de entrevistas através de questionário, nas praças e ruas, e também nas escolas e universidades, que abrangeu as regiões do Grande Retiro, da Área Leste, do Centro-Sul e a região macro do Conforto. Foram realizadas 500 entrevistas.

Resultados das respostas em %

1. Eleições Municipal 2012- O que é mais importante para sua decisão na escolha dos/as candidatos/as ?
(57) Escolha de pessoas com Ficha Limpa (10) Escolha de projetos
(05) Amplo debate com a população (23) Escolha de Projetos/Pessoas
(02) Não Sabe/NR (03) Outras respostas

2. Assinale o que é mais urgente para nossa cidade.
(23) Saúde e ambiente saudável
(11) Trabalho e emprego
(08) Construção de moradias populares
(09) Educação pública em regime integral
(18) Segurança pública e defesa dos direitos humanos
(02) Investimento em turismo
(04) Trabalho de prevenção ás drogas
(09) Preservação do Rio Paraíba e dos afluentes
(07) Fim no monopólio nos transportes e reengenharia no transito
(03 ) Politica salarial para o funcionalismo público
(03 ) Apoio ao Esporte e outras respostas
(03 ) Não sabe/NR

3. Você conhece pessoas na sua rua que tenham problemas de saúde relacionada à poluição?
(70) Sim (27) Não ( 03) Não Sabe/NR
Doença mais citadas: problemas respiratórios, câncer, leucopenia, alergias

4. O aumento de doenças em nossa cidade, como os infartos, AVC, câncer e alterações na tireódes entre outras, podem estar relacionadas com a poluição?
( 85) Sim (10) Não ( 05) Não Sabe/NR
5. A Câmara Municipal de VR atualmente conta atualmnte com 14 vereadores. Você acha que precisa de mais sete (7) vereadores em 2013 ?
( 09 ) Sim ( 88) Não ( 03 ) Não sabe/NR

6. Sexo:
(44) Masculino (55) Feminino (01) Não Informou

7. Faixa etária:
( 10 ) De 12 a 15 anos (25 ) De 16 a 22 anos (20 ) De 23 a 29 anos
( 15 ) De 30 a 50 anos (18 ) De 51 a 65 anos (10 ) Acima de 66 anos
( 02 ) Não informou

Volta Redonda 10/09/2011. MEP-VR

Nenhum comentário:

Postar um comentário