quinta-feira, 15 de maio de 2014

Porque temem tanto a Tribuna Livre?

Por Adelson Vidal Alves

O Parlamento moderno é fruto de lutas insistentes das classes trabalhadoras, não é, como dizem alguns, instância burguesa. Pelo contrário, trata-se de espaço privilegiado para resolução cívica dos conflitos atuais, e também para criação de consensos sempre renováveis. É verdade, porém, que serve às vezes como instrumento de retrocessos, de desmonte de direitos, e uso exclusivamente pessoal. Motivo pelo qual deve ser sempre vigiado pela sociedade e aberto a pressões populares.

O Projeto de resolução da Tribuna Livre, de autoria do vereador petista Jari, visa abrir a tribuna parlamentar de Volta Redonda para intervenção popular. Claro, obedecendo a critérios pré-estabelecidos e em plena harmonia com o regimento e cultura da casa. Caso aprovado, servirá como salto significativo para o aprofundamento da democracia legislativa, assim como iniciativa louvável de fortalecimento da democracia direta”

Infelizmente, segundo conta Jornal da região, a maioria dos parlamentares não se simpatiza com o projeto. Dois deles, ainda segundo o semanário, teriam chegado ao absurdo de dizer que “Quem quer usar a tribuna que ganhe a eleição de vereador”. Merecem zero em matéria de democracia. Desconsideram o necessário diálogo entre o legislativo e o povo.

Mas afinal, porque temem tanto a Tribuna Livre? Seria pelo fato do projeto em si conter convocação diária para o comparecimento popular na casa antes pouco frequentada pelos cidadãos que a financiam? Ou seria o medo de que se cesse o silencio que atualmente é imposto aos eleitores, chamados a falar apenas de 4 em 4 anos?

Porque temem tanto o povo? Porque temem a democratização da Câmara dos vereadores? Porque temem ouvir a população em projetos que interessam diretamente a elas? Estariam temendo a perda da tutela política, sendo obrigados a estreitar a relação representante/representado?

Tais perguntas os 21 vereadores terão que responder olhando no olho dos cidadãos, quem promete ocupar a Câmara no próximo dia 20 de maio. Terão que justificar porque não querem o povo em sua própria casa.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário