sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sim, eu sou comunista



Por Adelson Vidal Alves

Permaneço comunista. Ainda que me distancie do socialismo real do leste europeu, da autoritária experiência cubana, do estranho “socialismo de mercado” chinês e de todos os PCs brasileiros, continuo acreditando numa nova ordem social, sem alienação política e econômica, sem Estado, governantes e governados, assim como o desaparecimento das classes sociais.

Mais próximo de Gramsci do que de Lênin, tenho total descrença numa revolução que tome o poder de assalto, e muito menos adjetivo nossa democracia por referências de classe. Pelo contrário, estou convencido do valor universal da democracia, e acho que é com ela e por ela que venceremos o capitalismo.

A foice e o martelo, símbolos da aliança operária/camponesa, me soam como anacrônicos. Ao contrário das previsões de Marx, o mundo não se proletarizou, e o operariado fabril perdeu protagonismo nas lutas sociais modernas.

A conturbada, porém valorosa, experiência do PCB me fascina e influencia, mas os dois partidos brasileiros de hoje, que advogam o comunismo em sua sigla, me soam como estranhos a atual conjuntura global. O PCdoB, que militei durante 7 anos, é hoje uma mistura de oportunismo e atraso teórico, enquanto o PCB, firme e coerente em suas crenças revolucionárias, por puro sectarismo, quase não interferem na vida nacional.

Tenho admiração histórica pelo saudoso PCI (Partido Comunista Italiano), um exemplo de atuação revolucionária no campo democrático. O chamado Eurocomunismo, que propôs um caminho socialista pela via democrática, teve nele seu principal representante. Nosso continente também viu uma interessante proposta de transição para o socialismo, através da Unidade Popular chilena, de Salvador Allende. Infelizmente, a intervenção imperialista interrompeu a via chilena com um golpe militar.

A crise capitalista atual apresenta brechas para que possamos construir uma nova sociedade. Mas como já nos alertava um teórico russo, não basta que as classes dominantes estejam sem condições de permanecer dominantes, é preciso que os de baixo estejam preparados para assumir sua função. A má notícia é que a esquerda não consegue assumir a hegemonia, não tendo projetos alternativos e viáveis. O capitalismo se recupera, e busca novas formas de dominação, com o risco de assistirmos retrocessos autoritários.

Eu ainda me oriento pela teoria marxista, guardando sempre o alerta de Lucaks, segundo qual o único elemento ortodoxo da teoria de Marx é o método, sendo suas afirmações e argumentações históricas sujeitas a revisão. Como dizia Carlos Nelson Coutinho “Nós marxistas devemos ser animais em mutação, para não sermos animais em extinção”.

Enfim, reafirmo publicamente meu comunismo. E mesmo que diante da difícil situação dos comunistas no mundo moderno, me animo com o mote de um dos maiores comunistas do século XX, segundo qual nosso pessimismo da razão deve se equilibrar com o otimismo da vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário