sexta-feira, 24 de maio de 2013

Porque sou a favor de legalizar as drogas



Por Adelson Vidal Alves

Um debate ainda soa como tabu em nossa sociedade: a legalização das drogas. Não há razões para adiar importante discussão, exceto pela atuação de setores desinformados e conservadores, seja no congresso, na igreja ou na mídia. Em países onde houve descriminalização, como na Holanda, o uso de drogas foi reduzido e controlado, assim como os números da criminalidade.

Em nosso país morre-se mais com o tráfico do que com o uso de drogas. Só na região metropolitana de São Luis, Maranhão, 80% dos homicídios do mês de maio tinham ligações com o tráfico de entorpecentes, e em todo país, de cada 120 mortes violentas, pelo menos 80 são conseqüência do mercado ilegal de drogas.

Legalizar as drogas quebraria a espinha dorsal do tráfico, e de quebra o financiamento do crime organizado. O consumo e distribuição estariam sob controle do Estado, que poderia não só aumentar seus ganhos tributários e assim investir mais em saúde dos viciados, como também baixar o preço da droga. Uma informação importante é que muito dos crimes cometidos no país, como roubo e furto, tem viciados como agentes na busca desesperada de comprar um produto caro que é a droga. Mais barato e de fácil acesso, diminuiríamos, e muito, tais crimes.

Há quem, ainda, acredite na repressão contra o tráfico como forma de acabar com as drogas. A se julgar pelo cotidiano e sem recorrer a generalizações, podemos afirmar que a polícia hoje reprime o viciado, e não o traficante. Infelizmente é a banda podre da polícia que facilita o abastecimento do tráfico, e é ela o fator principal de sucesso do comércio de drogas. Legalizando-as, até mesmo os policiais corruptos sairiam perdendo.

A meu ver, o tabu de tal tema está ligado ao medo da liberação incentivar o uso, ou mesmo criar desordem pública. Bem, como já citado, cidades como Amsterdã, na Holanda, tiveram o consumo de drogas diminuído quando legalizadas. E quanto a ordem pública, devemos ter em mente que sob regulação do governo, os usuários precisarão se adaptar as regras dos limites do consumo, assim como os locais permitidos ao uso. O excesso, obviamente, será combatido pelo próprio estado, assim como é feito com o consumo de álcool.

O fato, porém, é que o tráfico de drogas é braço econômico não só dos traficantes, mas também de políticos, policiais corruptos e figuras graúdas do Estado. É dever dos setores mais esclarecidos trazerem de volta a necessidade deste debate. Legalizar as drogas e investir em uma educação que conscientize seria a combinação ideal para enfrentarmos a barbárie das drogas e seu comércio irregular.

Um comentário: