quinta-feira, 5 de junho de 2014

Petistas, vocês falam demais

Por Adelson Vidal Alves

Mais que um partido, o PT é uma fábrica de delírios e fantasias, que se reproduzem através de seus papagaios nas redes sociais. Em 2002, precisaram inventar um Brasil “neoliberal”, “entreguista” e subordinado ao “imperialismo”, para que seu discurso se situasse à esquerda do espectro político, contra o mal que a “direita” fez ao país durante uma década.

Marcaram a fundação do Brasil para Janeiro de 2003. Ao invés de mudanças radicais, acolheram o livre mercado, investiram em políticas meramente assistenciais, trouxeram o sistema financeiro como principal aliado de classe em sua governança, apostaram na retórica progressista como modo de maquiar sua perfeita adequação ao modelo vigente. Nada de revolução, nada de socialismo, o PT de Lula e Dilma gerenciou o capitalismo trazendo para a gerência parte dos movimentos sociais, como UNE, CUT e MST, na verdade, apenas apêndices do governo.

Mas nas falas, postagens e artigos pró-governo, tudo se reduz ao mundo maravilhoso criado pelo petismo. Só seria contra, o pessoal da direita e da extrema esquerda, esta, na visão petista, apenas um braço de apoio da direita.

Contra a sua própria corrupção, o PT treina seus militantes a tratarem tudo como coisa da “mídia golpista”. Não há, no reino moral governista, nada de errado, tudo é perfeito, e quem é contra está agourando, torcendo pelos “fantasmas do passado”. Os petistas que vão às redes sociais diariamente, que divulgam blogs governistas, que escrevem e que militam, são soldados falantes de uma guerra contra o mundo “mal” que ameaça derrubar o paraíso Lulo-petista.

Falam demais, e falam sem qualquer dose crítica. Atacam, caluniam e agridem, tudo baseado no esquema teórico que divide o país em governistas do bem e oposicionistas do mal. Não sobra espaço para terceiras vias, para uma imprensa que não fosse a favor do golpismo, para movimentos sociais autônomos, na ideologia neo-petista ou é 8 ou é 80.

Seria bom para o país que toda esta farsa discursiva se calasse, que o debate se concentrasse em questões que envolvem o destino da nação, sem apelos a maniqueísmos e terrorismos eleitorais. Seria bom que uma boa parcela do petismo se calasse, e deixasse que os brasileiros decidam o rumo de suas vidas ouvindo a realidade, e não a história oficializada do Planalto, que vira verdade incontestável na boca da militância.

Petistas, vocês falam demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário