quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Quem odeia Marina Silva?

Por Adelson Vidal Alves

O PT odeia Marina Silva. E a odeia por conta de sua ruptura à esquerda no governo Lula, quando tentou apresentar uma agenda ambiental e foi derrotada pelos ministros economicistas da gestão de Lula. Odeia porque sua história é ao lado dos movimentos sociais, tem um currículo comprometido com a ética, e mandatos parlamentares alinhados com as lutas populares. Odeia porque contra ela não poderão usar do maniqueísmo terrorista do velho discurso do “risco da direita voltar”.

Os ruralistas odeiam Marina. Enquanto Ministra ela foi entrave para aprovação de projetos lucrativos das classes dominantes do campo, colocando a questão da sustentabilidade na frente da busca irresponsável por desenvolvimento e lucro. Odeiam porque ela representa uma forte tradição de lutas que se opõem aos interesses da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) dirigida por Kátia Abreu, senadora ruralista que já declarou apoio à reeleição de Dilma. Odeiam porque logo que chegou ao PSB, a ex-senadora dispensou elogios e apoios deste setor, representado por Ronaldo Caiado, que abandonou a antiga aliança com os socialistas em Goiás por conta da chegada de Marina.

Os governistas odeiam Marina. Odeiam porque ela é a pior das adversárias para se enfrentar. Odeiam porque suas propostas se alinham com o anseio por nova política, por ter sido ela a maior beneficiada com as Jornadas de Junho, que prometem se repetir em 2014. Odeiam porque é a segundo mais bem colocada nas pesquisas, com um capital eleitoral de mais de 20 milhões de votos, e ainda que tenham tentado ceifar sua candidatura, saiu por cima fortalecendo um projeto comum no campo da esquerda democrática. Odeiam porque serão obrigados a debater de verdade, sem recorrer a manobras discursivas.

A extrema-esquerda odeia Marina. Odeia porque acreditavam que poderiam crescer junto às manifestações de rua, e viram parte da energia social das ruas se transformarem em intenção de votos a Marina. Mais uma vez sua linguagem não chegou ao povo, e recorrem novamente às campanhas de desqualificação, tentando colocar Marina no mesmo baú da velha política. Fracassados em seu discurso, esta esquerda mal consegue apresentar uma candidatura que possa competir de verdade.

Odeia Marina quem tem a perder com a renovação da política, com a diminuição de lucros do capital a favor de uma nova cultura de desenvolvimento e consumo. Odeia Marina quem não suporta imaginar a possibilidade de se fazer uma política mais participativa, para além de movimentos e partidos burocratizados. Odeia Marina as cúpulas sindicais, que abusaram de ganhar dinheiro servindo como departamento de governo. Odeia Marina quem se acomodava e lucrava com a velha e autoritária cultura política nacional. Odeia Marina quem não quer debater o Brasil.

9 comentários:

  1. Parece que o facebook bloqueia o compartilhamento desse link... não consigo compartilhar lá!

    ResponderExcluir
  2. Como PTista e apoiador da REDE - Tenho Posição, Já Afirmei. Sou Dilma 100%, Porem a melhor forma seria o pacto de governança atender no geral a depuração dos conceitos das conjunturas caóticas havidas até aqui. Somos o TODO> Requalificação das gestões será mais interessante para todos. Melhorou a qualidade dos nossos opositores. Eu aliviaria a maneira de expor estas verdades.Onde existe mesmo ideal não pode haver nenhuma espécie de ódio. Cézar Barcellos - arquiteto Atlântida-LN/RS.Out/2013

    ResponderExcluir
  3. Eu só confio em uma pessoa pra 2014! Se não for Marina não será mais ninguém!

    ResponderExcluir
  4. Eu não confio mais. Votei na Dilma para impedir que essa senhora atrapalhasse demais tirando votos na eleição passada e ajudasse a colocar o país nas mãos do PSDB novamente, o que conseguiria ser pior que qualquer coisa que o PT fizesse. Agora que ela tomou a atitude altamente questionável de se aliar ao PSB eu me convenci da impressão que sempre tive de que ela só saiu do PT porque o PT não ia colocar ela para concorrer a presidente. Quem for ler e estudar um mínimo sobre esse tal PSB vai descobrir que esse partido está lotado de figurinhas suspeitas que não querem o bem do país em nada. E ela vai se associar a isso? Parece muito com vontade de estar no poder e nada mais. Outra lobinha disfarçada de cordeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você só existe PT e PSDB. Veja algo novo, tente, experimente, antes de criticar. Você votou no PT desde o primeiro momento de sua existência??? Espero que tenha a mente aberta para ler e se informar de política desde os anos 80 quando Lula era um sindicalista e chocou seus companheiros ao dizer que fundaria um partido e se candidataria a presidente.

      Excluir
    2. Eu até devo me encaixar numa dessas suas concepções aí, mas te digo, não odeio Marina, aliás, ela não fede nem cheira, é igual a tantos outros, da esquerda, da direita, do meio, que querem o poder.

      Excluir