segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PT, PSDB e neoliberalismo



Por Adelson Vidal Alves

O PT chegou ao governo com ferrenhas críticas ao neoliberalismo, a quem acusava de ser ideologia preferencial de seu adversário: o PSDB. Sob as orientações de seus intelectuais, o Partido dos Trabalhadores prometeu um Brasil pós-neoliberal. Antes de entrar no tema deste artigo, deixe- me fazer um resumo simplificado do significado de neoliberalismo.

O termo nasceu na década de 1970, tendo a frente o economista Milton Friedman, que atualizou as teses clássicas do liberalismo, defendendo a economia de livre mercado, a diminuição do Estado, abertura econômica, e privatizações de serviço público. Em forma de governo ele influenciou a maior parte dos países nas décadas de 80 e 90. Alcançou sua plenitude no Chile de Augusto Pinochet, na Inglaterra de Margareth Thatcher e nos EUA de Ronald Reagan.

Feito essas colocações, voltemos a nossa temática. O “nosso neoliberalismo” jamais foi “puro”. Mesmo sob a política de privatizações de estratégicas e lucrativas estatais, nenhum dos governos pós-redemocratização (Collor, FHC, Lula e Dilma) acolheu na íntegra o ideário neoliberal. Nunca fomos abandonados a sorte da “mão invisível do mercado”, e o Estado jamais se recolheu do papel de indutor do desenvolvimento. É verdade, porém, que tanto tucanos e petistas optaram por uma economia liberal, o que sacrificou parte dos serviços públicos. Reformas (ou contra-reformas) liberais também foram feitas.O que diferencia PT e PSDB neste quesito não é a posição anti ou pró-neoliberalismo. Como vimos, ambos fizeram uso pontual de suas teses. 

As forças políticas que entendem o neoliberalismo como prejudicial a democratização econômica e social do país não devem, assim, esperar esforços de tucanos e petistas. Em mais 20 anos de gestão, ambos não conseguiram romper totalmente com o paradigma neoliberal, motivo pelo qual ainda convivemos com índices sociais de desigualdade alarmantes.

O ano eleitoral de 2014 anuncia a quebra de polarização PT-PSDB, e permite a construção de um novo bloco político de esquerda. Cabem nele movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos orientados pelo aprofundamento da democracia brasileira. Cabem os interessados em romper definitivamente com a influência neoliberal no Estado brasileiro. Cabe a esquerda que pensa um novo padrão de desenvolvimento, a ser traçado em respeito ao meio ambiente e com metas de redistribuição de renda. Cabem os novos sujeitos políticos, surgidos a partir das Jornadas de Junho e que, incorporados à democracia política, pensam novas formas de participação.

PT e PSDB ainda guardam diferenças. Seja na composição social, na relação com as instituições democráticas, em visões particulares de governo, como na diplomacia. Mas é fato que já não se separam pela aversão ao neoliberalismo. Testados no Planalto nenhum deles trabalhou para superá-lo. 

Temos assim a oportunidade e o dever de animar todas as forças anti-neoliberais para aumentar seus espaços político-eleitorais e superar o ciclo de duas décadas de um mesmo projeto, ainda que sob roupagens diferentes. Temos a chance de avançar o Brasil para uma nação mais justa, democrática e soberana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário