terça-feira, 19 de março de 2013

Sobre lobos e fantoches



Por Adelson Vidal Alves

A Câmara dos Vereadores de Volta Redonda é hoje palco de uma crise institucional e política na cidade. A legítima greve dos trabalhadores públicos do município deu as bases para que parlamentares de oposição inflamassem um discurso de impeachment do prefeito Neto, que terá requerimento votado nesta terça-feira, 19 de Março.

Os recursos legais para tal ato são pra lá de questionáveis, mas a estratégia da oposição derrotada em 2012 é tão somente sangrar o governo e minar sua governabilidade. De suas cadeiras legislativas, vereadores como o ex-prefeito Baltazar e o indignado de última hora Walmir Vitor, tentam reger a orquestra de uma platéia ingênua e raivosa, que há muito convergiu equivocadamente dois momentos distintos dos acontecimentos: a greve dos servidores e o pedido de impedimento do prefeito.

É bem verdade que o comando de greve não orientou os grevistas para que caiam no canto oportunista do golpe, ainda que sempre termine suas manifestações no terreno de onde ocorrem as manobras golpistas. O fato, porém, é que os lobos algozes de outrora, se tornaram heróis do movimento dos trabalhadores, usando não só da clássica demagogia, mas principalmente da manipulação do discurso e da velha tática dos programas de auditório de infiltrar aliados no meio do público para inflamar gritos de ordem.

Um impeachment, além de ser justo, precisa de apoio da sociedade, não é este o caso. O governo que saiu com mais de 14 mil votos de frente na última eleição, não perderia em três meses suas bases de sustentação, a menos que estivesse envolvido em um escândalo ético com devidos documentos de comprovação. Também não é este o caso.

O mais lamentável é que o impasse oportunista vindo de agentes da “Casa do Povo” desorienta a luta justa dos trabalhadores, retira o foco principal e atrapalha nos andamentos democráticos que caracterizam uma autêntica relação entre governo e as instituições de classe.

Podemos dispensar nossos videntes. O script da votação de hoje responde pela manipulação desesperada dos regentes do oportunismo, que confiam no vacilo de alguns parlamentares que se curvam ao apelo afoito de uma platéia inconscientemente dirigida, para poderem prolongar um pouquinho mais o que julgam ser um processo de desgaste do governo. A tribuna parlamentar servirá hoje de palco de uma eleição antecipada, que se depender dos lobos opositores, podem se transformar na extensão de uma eleição que teimam em tornar inacabada. Enquanto isso o PCCS sai da pauta, a categoria vira fantoche e a letargia de nossa sociedade civil se substitui pela histeria desregulada de um espetáculo de marionetes. Triste.

4 comentários:

  1. Mais uma vez, preciso com as palavras...

    ResponderExcluir
  2. "O governo que saiu com mais de 14 mil votos de frente na última eleição, não perderia em três meses suas bases de sustentação, a menos que estivesse envolvido em um escândalo ético com devidos documentos de comprovação."

    Está plenamente equivocado, fui dos que deram uma colher de chá para o atual prefeito, um VOTO de confiança, no segundo turno, visto que não confio que o opositor poderia ser prefeito de Volta Redonda. Contudo, hoje, se me coubesse o voto em um plebiscito, eu votaria SIM pelo impedimento.

    Amigo, respeito seu comentário, contudo, você está transformando o problema real em problema político.

    Suas colocações são de alguém passional, que apóia um dos lados e usa argumentos abstratos contra o outro lado.

    Sim, não existem "documentos de comprovação", pois somente observar onde são gastos os impostos que pagamos não basta. Somente observar o descaso com bairros onde não há dedos dos regentes não é o suficiente. Somente saber que existe um comércio de influência e troca de favores entre a prefeitura e quem a apoia não é aceito em tribunais.

    Contudo, vou além de seu comentário, para um processo de impedimento não são necessárias provas e sim dúvidas. Se houverem provas o processo é criminal. Mesmo assim, mesmo não havendo provas, porque a votação é manipulada a quase uma semana para não ocorrer?

    Não use palavras bonitas para tentar, assim como o jornal de propriedade do prefeito em questão, manipular os fatos. Existe sim, interesse de políticos profissionais, sujos e criminosos, concordo. Mas isso não faz menos sujo o alvo dessas pessoas. O prefeito está, sim, há anos manipulando a cidade para que ele e os seus tenham o maximo de lucro, enquanto isso as reais necessidades são deixadas somente para quando sobra dinheiro.

    Já está na hora de todos aprenderem a separar política de necessidade pública. E você, que aparentemente é uma pessoa culta e inteligente, deveria deixar um pouco a posição política de lado e olhar para a cidade, porque os políticos já tem muitos olhos sobre eles.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O Adelson é o EMIR SADER do Governo Neto, com uma pequena diferença o Emir Saber é/foi um intelectual respeitado no meio a academico e na sociedade civil.


    ResponderExcluir