terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez e a esquerda caduca



Por Adelson Vidal Alves

O desembarque da blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez no Brasil mostrou não só o lado deselegante de uma parte de nossa esquerda, como também seu visível caráter autoritário. Militantes da UJS (União da Juventude Socialista) ligados ao PC do B, jogaram dólares falsos, e dificultaram o trânsito de Yoani pelo aeroporto. Por fim ela precisou mudar seu trajeto.

Ao ser questionada sobre o acontecimento, a editora do blog Generacion y preferiu exaltar a democracia daqueles jovens em poder protestar contra algo, coisa que em seu país seria impossível. Os militantes acusam-na de receber dinheiro do governo americano para atacar o regime cubano.

Os cartazes dos militantes expõem o perfil da intolerância, do ódio e da agressividade anti-democrática. Frases como “Persona Non grata” ou “fora Yoani”, fazem cair a máscara do falso discurso democrático destas esquerdas, que se recusam a fazer autocrítica em relação a tirania política que se estabelece em Cuba. Como soldados bem treinados, o minúsculo grupo de jovens optou por exaltar o governo castrista, e ocultar os fuzilamentos, o unipartidarismo, a censura, os bloqueios a liberdade de ir e vir que existem na ilha, vindo por fim, ainda, qualificá-lo de socialista.

A total ignorância desta juventude manipulada, porém, pode não ser o único motivo para tanta selvageria. O próprio governo já admitiu que forneceu dossiês sobre Sánchez a partidos e movimentos de esquerda, tudo sob o teto da embaixada cubana. A sinistra estratégia tinha como objetivo tumultuar o trabalho da blogueira pelo país.

Que militantes de uma esquerda caduca tomem partido de governos ditatoriais, praticando ações de censura e violação dos direitos democráticos, ainda podemos nos esforçar por entender, mesmo que combatendo duramente. Mas daí um governo sob a égide do Estado de direito ser cúmplice de uma visível violação de nossa soberania e assuntos internos, a situação se agrava e muito.

A oposição precisa exigir do governo explicações sobre tamanha afronta a democracia e o respeito as autonomias nacionais. E que Dilma tenha o bom senso de pelo menos assumir sua função de chefe de Estado. Ainda que não consiga esconder sua simpatia pelo governo dos irmãos Castro.

2 comentários:

  1. Ué, você não fez EXATAMENTE A MESMA COISA AQUI:

    http://www.focoregional.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=Manifestantes+impedem+palestra+sobre+Intentona+Comunista&idnoticia=96806

    ResponderExcluir
  2. Além de contraditório, já que durante a Palestra obre a Intentona Comunista de 1935 na camara municipal de Volta Redonda, você SE PORTOU DE MANEIRA idêntica aos que critica nesse artigo em seu blog.

    Na sua função de "colunista e articulador blogueiro", você deveria ao menos mostrar o outro lado, essa Yoani Sánchez é também uma oportunista.

    O Jornalista Francês Salim Lamrani, fez uma entrevista com a tal blogueira que diz muito da personalidade dessa moça, recomendo a leitura:

    http://www.viomundo.com.br/entrevistas/salim-lamrani-um-bate-papo-com-yoani-sanchez.html

    ResponderExcluir