quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O anti-comunismo visita Volta Redonda

Por Adelson Vidal Alves


No ano de 1935, parte dos comunistas brasileiros acreditavam que as condições para uma Revolução Socialista no Brasil estavam colocadas. Em intervenção na reunião da Internacional Comunista, um dos dirigentes do PCB na época, chegou a dizer que toda a sociedade brasileira ansiava por uma revolução, dos cangaceiros aos tenentistas. A tentativa de tomada do poder, no entanto, não poderia ter sido mais trágica. Além de facilmente derrotado, o levante serviu de pretexto para que o regime varguista endurecesse ainda mais as regras do jogo, que culminou com o Golpe do Estado Novo em 1937.

Erros de avaliação revolucionária à parte, o fato é que grande parte das narrativas oficiais, principalmente as difundidas em Escolas Militares, dão conta que o que houve por aqui foi uma ação desastrada dos comunistas, que queriam assumir o poder e impor uma ditadura comunista anti-nacionalista no Brasil. Ainda hoje se vê o uso debochado do termo "Intentona" Comunista, como forma de desqualificar o episódio.

Retomada a ordem democrática e afastada a tentativa de novos golpes militares, as vozes obscuras dos quartéis ainda não se calaram por completo. Em tempos de Comissão da Verdade, que pretende acertar os ponteiros do Brasil com sua história manchada por sangue durante a ditadura militar, a Câmara dos Vereadores de Volta Redonda abre as portas para que um coronel traga a público sua visão golpista do evento de 1935. Em um mesmo dia, 28 de vovembro, o Coronel Dylson dos Santos irá expor a visão militar sobre o levante de 1935, homenagear os militares que "defenderam a pátria" dos comunistas e ainda por cima desenvolver temas como a educação sexual cristã.

Não só os comunistas, mas todos que representam o campo da esquerda democrática-popular, deveriam reagir a essa afronta. Nossa atual composição parlamentar conta com 3 vereadores comunistas, nenhum deles se pronunciou até agora.O que preocupa ou simplesmente mostra o caminho das ideologias indo diretamente para o fisiologismo eleitoral.

Não é possível que aceitemos calados que as vozes do conservadorismo fardado invadam nossa cidade, tragam de volta o ambiente anti-comunista da guerra fria e saiam tranquilos difundindo manipulações e mentiras. Em tempos de crise econômica, estes estranhos sujeitos renascem das cinzas. Resta às forças democráticas impedirem que o fogo se reascenda.

Revisão textual: Regina Vilarinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário