quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O socialismo democrático de Allende



Por Adelson Vidal Alves


Há exatos 40 anos um golpe militar interrompia a mais extraordinária experiência de tentativa de uma via socialista pelos caminhos democráticos. O golpe militar de 11 de setembro de 1973 foi dado pelas elites chilenas com aberto apoio externo dos EUA, derrubando o governo de Salvador Allende, eleito em 1970 a frente de uma coligação de esquerda chamada Unidade Popular (UP).

Ao assumir a presidência do Chile, Allende, um político de alta experiência na vida pública, inicia o que ficou conhecida como “via chilena para o socialismo”, introduzindo elementos socialistas na sociedade através de reformas e estatizações. Ainda que deixando claro sua responsabilidade para com a ordem constitucional, Allende foi visto com péssimos olhos pelos norte-americanos, que tinham nele o risco de se implantar um regime socialista em território latino. O ambiente era de paranoias, promovidas pela guerra fria.

Os 3 anos de governo da UP foram capazes de fortalecer uma corrente de pensamento marxista que dispensa insurreições revolucionárias na transição socialista. O exemplo chileno seria uma espécie de precursor do eurocomunismo, que teve no Partido Comunista Italiano sua maior expressão. Os eurocomunistas defendiam a chegada ao comunismo em respeito às regras democráticas.

O socialismo democrático de Allende trouxe grandes lições para a esquerda democrática moderna. Se por um lado confirmou a correta opção de se traçar os rumos revolucionários pela via institucional, dispensando assaltos ao poder, por outro lado demonstrou que tal caminho exige cuidados, já que as classes dominantes estão prontas para quebrar as regras do jogo quando veem seus privilégios ameaçados. A guerra de posição travada pelo governo da UP se deu em meio não só a um contexto geopolítico desfavorável, mas também pelo limitado acúmulo de forças que conseguiu internamente, sem falar nas próprias contradições apresentadas pelo bloco político no poder.

Salvador Allende foi eleito sem maioria dos votos, precisando ainda de fazer articulações no parlamento. Ainda sim teve a coragem de assumir projetos que combatiam de frente a lógica do capital. Sua derrota está longe de significar o fracasso das correntes que defendem o caminho democrático para o socialismo. Pelo contrário, ela só veio confirmar o que a realidade contemporânea apresenta com abundância: a democracia é o valor universal sob o qual se erguerá uma nova ordem social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário