quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O fim da era Neto

Por Adelson Vidal Alves



A democracia proporciona a saudável alternância de poderes. Nem mesmo os mais carismáticos líderes conseguem sobreviver ao tempo na medida em que tudo se esgota, há uma espécie de desgaste natural de toda forma de governança. Em Volta Redonda, depois de tantas previsões apocalípticas, parece que a era Neto chegou ao fim.

Os sinais do fim vem de seu próprio governo, inerte, sem criatividade, preso a paradigmas ultrapassados, distante do povo, imerso numa crise administrativa e cercado de gente que não tem mínima vocação de governo. Mas sempre foi assim, dirão alguns, e talvez estejam certos. A diferença é que, antes, a figura de Neto, bom gestor, competente, fazedor de obras, se exauriu em meio ao esgotamento de um ciclo de governo onde a urbanização e o aperfeiçoamento e modernização de variados setores da gestão pública deram certo. Hoje, a exigência de criatividade e renovação não foi cumprida pelo prefeito, que se comprometeu a mudar e não mudou.

O vácuo político que se abre, no entanto, não será preenchido automaticamente. É preciso fazer política. Os adversários vão precisar elaborar uma alternativa que convença a população, com um programa de governo que atenda as principais demandas do município. Não me parece que tais saídas venham de uma oposição radical, ninguém quer uma mudança total, o sentimento é de uma “renovação conservadora” se me permitem usar este termo aparentemente híbrido. Mas o que quero dizer, é que o grande vencedor será aquele que buscar uma espécie de “terceira via”, ou uma “oposição moderada”, que não jogue tudo o que foi feito fora, mas que se proponha a avançar.

Penso que algumas bandeiras devem ser levantadas: a criação de um novo PCCS para os servidores públicos, uma reforma administrativa que elimine, pelo menos, 50% dos cargos comissionados. Algumas secretarias, criadas para serem usadas no balcão de negócios, devem ser desativadas, caso da inexplicável secretaria de desenvolvimento econômico. A retomada de projetos que permitam o primeiro atendimento médico, com valorização dos profissionais; a realização de concursos para as áreas técnicas ocupadas por cargos comissionados; investimento na saúde de acordo com a Constituição; a reorganização do espaço escolar com a diminuição do número de alunos; um auditoria independente nas contas da prefeitura, de modo a reconhecer a real situação econômica do município, valorização dos conselhos municipais, uma renovação no programa Orçamento participativo; e a elaboração séria de uma política cultural para a cidade.


São bandeiras básicas de qualquer candidato que se pretenda substituir Neto com um viés democrático e responsável. A cidade aguarda ansiosa quem de fato terá condições de assumir essas e tantas outras bandeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário