quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O dilema do PSB

Por Adelson Vidal Alves


A morte trágica do presidenciável Eduardo Campos trará- depois do luto- um significativo dilema para seu partido: o PSB. A coligação dirigida pelos socialistas tem 10 dias para decidir se terá ou não candidato a Presidência da República.

Há duas possibilidades claras: a primeira é a desistência da candidatura, o que seria compreensível diante dos acontecimentos. Como partido político, terá, no entanto, que se decidir por apoio a uma das candidaturas colocadas. Nesta primeira hipótese, o apoio à reeleição de Dilma teria mais força, já que Campos foi a figura que garantiu a unidade dentro do partido, que se dividiu quanto a escolha de apoiar ou não a presidente. Articulador talentoso teve sucesso e manteve unido o PSB. Sem ele, será difícil conter possíveis dissidências, ou mesmo lançar algum outro presidenciável de menor expressão.

A segunda opção seria a manutenção da candidatura, desta vez com Marina Silva encabeçando. A ex-senadora, porém, não tem a articulação e a força que Eduardo tinha dentro do partido. Não se sabe até onde possa ser possível que ela seja a substituta do pernambucano. Caso vença esta opção, há significativas vantagens. Marina tem carisma, até maior que Eduardo, é uma figura testada nas urnas e com capital de 20 milhões de votos. Caso consiga capitanear a comoção do acontecimento, será uma candidata fortíssima. A princípio ameaçaria mais Aécio que Dilma, já que a presidente dificilmente não irá a segundo turno. Mas a petista teria dificuldades de vencer Marina num confronto direto entre ambas, tendo a última muito mais campo de alianças a se fazer no segundo turno.

A escolha está nas mãos da direção do PSB. A decisão que tomar influenciará imediatamente na eleição deste ano, que pode assumir contornos mais extensos ou simplesmente ser encurtada no primeiro turno eleitoral. No momento, impossível fazer qualquer previsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário