segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Derrotar Zoinho e impedir o retrocesso

Por Adelson Vidal Alves



Os voltarredondenses irão às urnas pela primeira vez em segundo turno. O atual prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) defenderá sua reeleição diante do candidato do PR Jorge Oliveira, o Zoinho. Mas afinal, o que está em jogo nesta disputa? Neto e Zoinho são exatamente a mesma coisa como alguns andam pregando? Qual o real significado de uma possível vitória de Zoinho?

Neto enfrentou Zoinho nas eleições de 2008, venceu com certa facilidade, chegando a 54% dos votos, enquanto seus adversários juntos somavam 43%. O candidato repúblicano subiu assustadoramente neste pleito, passando dos 21% obtidos em 2008 para 42,93% neste ano. Ainda que se alarme um certo desgaste de Neto, o fato é que por exatos 675 votos o atual prefeito não foi reeleito já no primeiro turno, no qual terminou com 49,60%.

As respostas para as perguntas feitas acima, são de suma importância para o futuro de nossa cidade. Obviamente que o governo Neto não é de esquerda, mas seria forçar enormemente a barra rotulá-lo de direita. Em seus três mandatos, investiu significativamente em políticas urbanas, que praticamente resolveu o problema do saneamento básico nas periferias, uma demanda existente na maioria das cidades do estado do Rio de Janeiro. Neto ainda avançou na saúde com a modernização do atendimento, assim como melhorou fortemente a estrutura da maioria dos postos de saúde, existentes em quase 100% dos bairros da cidade. A pobreza também diminuiu, e a evasão escolar é praticamente zero.

O próprio prefeito admite a necessária recuperação do salário do servidor público, um dos maiores motivos de reclamação em sua administração. Quanto a isso, praticou uma política salarial ascendente nos últimos quatro anos de seu mandato, apesar de ainda ser necessário uma ação mais ousada, se de fato o governo pensa em melhorar a qualidade de vida dos seus servidores.  É inegável que Volta Redonda mudou para melhor nas gestões do atual prefeito, mesmo que existam problemas claros na cidade que serão grandes desafios a ser enfrentado caso obtenha vitória no próximo dia 28 de Outubro.

Zoinho, ao contrário, é hoje um quadro da direita na cidade. A caracterização de seu lugar ideológico nestas eleições pode ser facilmente percebida pela coligação que lidera. Nela estão presentes PSDB e DEM, os dois principais partidos da direita brasileira. A aliança de classe também compromete o candidato do PR. Sua campanha financeiramente volumosa não contou apenas com a verba de seu vice milionário. A principal financiadora de campanha é nada mais nada menos que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Exatamente a empresa, que privatizada, é responsável por milhares de postos de trabalho extintos, pela existência de terras ociosas sem função social, e também pela precarização da vida metalúrgica em nossa cidade. Se eleito Zoinho, o presidente da CSN, o odiado Benjamin Steinbruch, terá nas mãos a máquina pública para estender ainda mais seu domínio na cidade.

Para finalizar, a biografia de Zoinho abriga ainda um passado sombrio. Foi o então vereador que comandou a base do governo Wanildo de Carvalho, considerado um dos mais corruptos da nossa história. Não é a toa que gente como o ex secretário de Fazenda, Luiz Alberto Leite, considerado um dos mentores do governo de Wanildo, é apoiador da candidatura de Zoinho.

Certamente Neto e Zoinho não são a mesma coisa. A vitória do segundo significaria um retrocesso de proporções históricas a cidade de Volta Redonda. Como cidadãos não podemos nos dar o luxo de ignorar isso. Dia  28 de Outubro as urnas poderão fazer ressurgir uma forma obscura de se fazer política. Está em nossas mãos impedir a ressurreição dos morimbundos reacionários da nossa história.


23 comentários:

  1. Concordo em quase tudo em relação ao candidato Zoinho mas o que seria pior para VR, o possível retrocesso com o Zoinho no poder ou a continuidade com o Neto e a Educação em 2º plano?

    Educação: Um não tem e o outro despreza.

    Tá difícil escolher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas entre um que faz e outro que nem referências positivas tem, fico com o que faz!!

      Excluir
  2. Zicoelho, me desculpe! Mas, você leu e não entendeu nada!!!
    Se com o Neto, você acha que está em segundo plano, imagine com o tal "zoinho"!?!?!?
    Quer ter um CHOQUE DE REALIDADE!? Visite uma escola em qualquer outra cidade, visite a sua capital do estado, Rio de Janeiro de onde eu digito, e compare!!!
    Dia 28 estarei em VR votando no Neto!

    ResponderExcluir
  3. O Problema é que quem vota no Zoinho, nao vai ter paciencia pra ler isso tudo!!

    ResponderExcluir
  4. A alguns anos(não muito tempo), a história mundial podia se basear em mentiras que eram quase impossível identificar se as mesmas teriam algum fundamento. Fico feliz, por estarmos vivendo na época da internet, que essa sim, mesmo com ambos os lados expressando suas opiniões às vezes de maneira errônea é o meio de comunicação mais democrático que existe no mundo onde podemos, a cada dia que passa, buscar a verdade e chegar as nossas próprias conclusões. É uma pena, que por problemas sociais que atingem e SEMPRE atingirão o mundo, nem todos tenham acesso a esse mundo, mas como já estamos assistindo esse número só tende a cair.
    Achei uma tremenda ingratidão, mesmo que exercendo sua função de cidadão todos tenha o direito de escolha, o que foi falado a respeito do governo NETO, com argumentos sem fundamentos, omitindo alguns fatos e inventando outros. Não acho que um governo reconhecido no estado inteiro como exemplo e, para os mais curiosos, de exemplo em proporção federal seja tão ruim como algumas pessoas falam, tentando apenas persuadir os menos informados.
    Isso tudo está relacionado à moral de um candidato, que, a partir do momento que ele e seus “seguidores” (pessoas de alto poder financeiro que até dado momento só estão agindo por interesse e que nunca visaram o bem comum) usam uma campanha baseada em ataque ao outro candidato e não em defesa e divulgação de suas propostas, se é que existe alguma com fundamento lógico.
    Já ia me esquecendo do Garotinho, principal EXEMPLO seguido por Zoinho sendo citado inúmeras vezes pelo mesmo e de onde tirou a proposta da passagem a 1 real (ou melhor, piada), cujo a candidatura de sua mulher em Campos dos Goytacazes, onde o MP está tentando impedir que ela afunde mais a cidade entrou com um pedido de cassação do mandato como visto a seguir na reportagem de 28/09:
    http://exame.abril.com.br/brasil/politica/noticias/mp-pede-cassacao-da-candidatura-de-rosinha-garotinho
    Quanto a proposta do deputado Zoinho de reduzir a passagem para 1 real para igualar a Angra (onde a passagem a 1 real só ocorre nos finais de semana) e Piraí (onde temos uma região demográfica inúmeras vezes menor que Volta Redonda, ou seja, menor custo). Temos que o governo teria que arcar com 50 milhões por ano, ou seja, os empresários que economizariam com os salários e que são quem realmente pagam impostos teriam que arcar com esse custo a partir de impostos (sendo que a redução dos impostos é outra proposta do mesmo candidato) e os funcionários que ganhavam R$100,80 de passagem passaram a ganhar R$ 42,00.
    No primeiro turno não me preocupei muito, assim como muitos que apoiavam o atual Neto, por não acreditar nesse crescimento quase que exponencial do Zoinho, tendo em vista que nos debates conseguimos enxergar que, com propostas sem nexo(é, isso mesmo! SEM NEXO E SEM FUNDAMENTO) e sem capacidade de argumentação, não era esse o canditado que queríamos ver em uma reunião com o governador do estado ou com o presidente para conseguir verbas públicas para a melhoria de nossa cidade. Ou até mesmo novas empresas que queiram se estabelecer em nossa cidade. Me explique, por favor, como ele teria credibilidade perante tais autoridades ou empresários tendo que ler uma cola para argumentar com os mesmos.
    Se é pra mudar, que mude para um governo, pelo menos, do mesmo nível do governo atual.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O Problema é que quem vota no Zoinho, nao vai ter paciencia pra ler isso tudo!!

    ResponderExcluir
  7. "Quer ter um CHOQUE DE REALIDADE!? Visite uma escola em qualquer outra cidade, visite a sua capital do estado, Rio de Janeiro de onde eu digito, e compare!!!"

    Que argumento chulo e desprovido de inteligência.
    Esse é o mal do "brasileiro" (ponho entre aspas pois existem brasileiros inteligentes e com senso crítico muito mais apurado, embora esteja difícil achar). Desculpe, mas você não está fazendo nada mais do que nivelar por baixo. Não queremos uma cidade ''menos pior'' comparada a outras, não queremos que seja feito só o suficiente para não figurarmos entre as piores. Queremos QUALIDADE na educação, qualidade em outras áreas.

    E outra coisa, que tipo de elitista é você? Como você pode julgar as intenções e a capacidade de uma pessoa por talvez não ter tido o mesmo acesso à cultura e educação? Pra mim você é só mais um elitista ''de sofá'', se apoiando em uma causa utópica, munido de argumentos disconexos.

    Alguns elitistas incomodam, não se apegam a factóides baratos. Cospem heresias com certa convicção. Já seu texto nem convincente ficou. Apenas mais um trelelê de entendedor de seus próprios interesses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Tales, argumentos são argumentos, não são chulos nem desprovidos de inetligência!
      O fato é que você interpretou equivocadamente!
      Nunca me nivelarei "por baixo"... foi só um argumento real!
      Melhorar sempre! Evolução sempre!

      Excluir
  8. Caro Tales, vc disse que nosso amigos esta comparando com os piores e por isso somos "menos pior". gostaria que vc citasse 3 cidades do RJ melhores que Volta Redonda! em geral, qualidade de vida, eduacaçao, saude, e tals..lembrando que tem 92 cidades no estado,

    ResponderExcluir
  9. Adelson,

    Parabéns pela coragem de botar a cara-a-tapa, meu amigo. De um lado por apontar algumas falhas do governo e de outro, por construir essa bem elaborada crítica do adversário. Na minha opinião faltaram mais críticas desse nível nessa eleição. Muito golpe baixo, muito toma-lá-dá-cá. Infelizmente, em plena Região Sudeste, vi como a compra de votos é uma realidade nesse país. Que a Democracia se faça nesse 2º turno.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente ???!!?!?.. Sou obrigado a discordar um pouco.
    Por que depois de 3 mandatos o Neto começou a se preocupar com o funcionalismo publico ??? Como é possivel um professor não receber nenhum tipo de aumento durante mais ou menos 10 anos ??? No meu entender a Educação é a base de tudo. Por que mais que um professor goste de sua profissão é muito dificil ministrar aulas vendo seu salário cada vez menor é o custo de vida cada vez maior. Diversos problemas sociais acontecem justamente devido uma educação precaria. Nem podemos culpar estes profissionais por que qualque pessoa seja em qualquer area de trabalho não aguentaria ficar tanto tempo no mesmo lugar sem receber o devido mérito.
    Sei que o Neto foi um grande prefeito no passado e que de certa forma mudou a cara de Volta Redonda e mostrou que é possivel sim fazer uma gestão consciente. Mas neste último mandato esta cada vez mais aparente que ele está interessado em seus proprios interesses. Pois explicar um prefeito de uma cidade do porte de Volta Redonda comprar uma casa em Miami ?!??!?.
    Quanto ao Zoinho, eu ainda não sei se é um escolha acertada ou não, mas o fato que uma mudança radical tem que acontecer na gestão desta prefeitura. E ninguém governa sozinho. Vamos prestar atenção em seus aliados e colaboradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, o Neto já provou com o documento oficial emitido pela embaixada brasileira que ele não tem passaporte e nem nunca saiu do Brasil!!
      Neto não é passado, é o presente de Volta Redonda. O passado está lá atrás, época de Wanildo de Carvalho e o tal Zoinho, época de Baltazar (ou Baitazar, como dizíamos na época).

      Excluir
  11. Escreveu coisa com coisa. Neto e ZOinho são as mesmas coisas. Da forma como você escreve parece que Neto esta dando o combate contra a CSN. Este debate é mais além, me admira que você já foi um comunista e hoje defende uma posição destas. Dizer isso para as massas é cometer um crime político, temos que organizar nossos esforços pela re-estativação da CSN e conselhos populares nas camaras de vereadores e prefeituras e não fazer campanha para Neto.Este aí não recebe o funcionalismo para discutir aumento nos salários e etc, Neto e Zoinho = farinha do mesmo saco. Você esta totalmente errado e falando asneiras como se fosse o grande filófoso e político, esta seguindo no caminho de querer ser Arnaldo Jabor, até pra isso ainda está longe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. re-estativação da csn? vem ca, vc tb acredita em papai noel, coelhinho da páscoa.....

      Excluir
  12. o texto é mto manipulado... onde que a evasão escolar é zero?? O neto deixou a casca da cidade bonita realmente... mas o que interessa na verdade não está legal, como é o salário dos professores... e tem muita coisa podre, o neto é de direita sim, e usa as secretarias municipais para beneficiar seus aliados. Depois se mascara com obras superficiais para o povo não encher o saco. Agora o Zoinho é de esquerda mas sabe que sem o apoio de empresários não tem como gerar emprego.
    Não concordo com o texto

    ResponderExcluir
  13. Vagner Lima, Neto comprou casa em Miami???? Vc por acaso sabe quanto custa uma casa ou ap em Miami Beach de frente para o mar???? Pode ter certeza que é muito mais barata do que uma casinha na Morada da Colina em VR. o mercado imobiliario nos EUA esta em baixa, hoje em dia ter uma casa la, para o proprio americano é como o Voltaredondense ter uma casa no Frade ou Pereque, muitos brasileiros estão fazendo esse tipo de negocio por ser muito mais barato do que no Brasil, inclusive com financiamentos e manutenção, o problema é que vcs falam do que não sabem!
    Obs, a proposito, o Neto não comprou casa em Miami!

    ResponderExcluir
  14. Um ótimo contraponto: http://www.sergioboechat.blog.br/nota.php?l=1782894dd0b4a13d8eda0fba3647ed2e

    Vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  15. Vamos falar um pouco sobre filosofia, aposto que um assunto pouco explorado por voces... É um pouco incomodo a voces essa critica, mas sera que precisamos pagar melhores os professores ou precisamos educa-los melhor?? Acredito que temos que investir em educação de qualidade(mas nao seria essa qualidade imposta pela sociedade), precisamos investir em uma nova ideia de educacao, tanto para o ensino publico quanto para o privado(ah, e isso custou, para um pequeno pais como é a corea do sul, 25 anos). Temos um grande problema, que so sera resolvido com a conscientizacao de um pais inteiro, temos pensamentos diferentes de quem quer crescer e a capa da epoca mostra que produzimos 1/5 do que um americano produz sozinho, apenas para mostrar que nosso sistema operacional e de inteligencia esta muito fraco.

    ResponderExcluir
  16. É triste ver que ainda há pessoas que acreditam nas falácias desse cidadão que atende pela alcunha de Zoinho,o governo do Neto não é uma maravilha falta muito o que avançar, na educação, saúde, transporte e etc.Porém quando tal cidadão expõe o seu plano de governo na internet através do youtube, percebe-se logo que as comparações realizadas por seus sequazes com o Ex-Presidente Lula caem por terra. Tal candidato parecia mais comandar um programa de entrevistas semelhantes as entrevistas realizadas em programas da rede globo quando acontece uma tragédia natural ou não, levando pessoas para falar dos problemas e apresentar "possíveis propostas" para os problemas que a cidade enfrenta, falta contato visual com o povo,energia e liderança bem diferente do Ex-Presidente ao qual ele mesmo se comparou ao final do último debate,mas este falava ao povo sobre seu plano de governo usando de voz própria podia até ser decorado e ensaiado previamente,porém transmitia confiança fator ausente em seu fraco talk show.

    ResponderExcluir
  17. Senhores eu li os comentários e fico feliz que existe vários pontos de vista, mas todos concordam que qualquer um que for eleito não mudará muito VR, Neto fará o feijão com arroz pois depois deste mandato não poderá se candidatar mais e zoinho tentará enrolar o povo com a idéia do seu mentor garotinho. Temos que prestar atenção na nossa câmara de vereadores, essa sim que é preocupante, tivemos uma regressão histórica com o retorno das velhas raposas, que a maioria apoia o atual candidato de oposição a neto. Temos que analisar por essa ótica qual o melhor prefeito para essa cãmara!!! Boa sorte VR.

    ResponderExcluir
  18. Muito boa essa discussão. Concordo plenamente contigo e fico feliz por ter um amigo com esse olhar crítico na política. Continue assim.

    ResponderExcluir